evolucao-aparelhos-ortodonticos

Constantemente os aparelhos ortodônticos evoluem. Iniciamos com os aparelhos ortodôntico fixos convencionais metálicos e estéticos, onde o ortodontista controla a força aplicada e a movimentação por meio dos bráquetes, que por sua vez, prendem o fio metálico através das borrachinhas coloridas, chamadas de ligaduras elásticas.

Hoje o sistema autoligado ganha mais espaço no consultório. Esse sistema se difere do convencional na maneira como o fio é preso aos bráquetes. Ao invés do uso de ligadura o bráquete autoligado possui uma “tampa”, já fixada, dispensando o uso da ligadura. Essa característica diminui significativamente o atrito entre as estruturas do aparelho favorecendo o deslize e assim, diminuindo a força aplicada e tornando-a mais confortável e rápida, diminuindo o tempo de tratamento.

Os bráquetes autoligados, por dispensarem as ligaduras, tendem a perder a força e a forma rapidamente. Também diminuem a frequência com que o aparelho precisa de manutenção, diminuindo assim, as visitas ao consultório.

Outra vantagem está na diminuição do acúmulo de placa bacteriana devido a ausência das ligaduras elásticas, facilitando a higiene oral.
Outro método utilizado é o sistema Invisalign (usar símbolo de marca registrada). Esse sistema usa uma série de alinhadores transparentes, removíveis e individualizados, feitos sob medida. A grande vantagem deste sistema é a estética pois não existem fios ou metais que possam causar irritações a boca e prejudicar a estética. Estes, são utilizados em casos específicos.

Compartilhe esse post